Outubro RosaCriado em 1990 em Nova Iorque, o Outubro Rosa surgiu durante um evento chamado Corrida pela Cura, organizado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, que se concentra na navegação e defesa do paciente com câncer. Durante a corrida, foram distribuídos laços cor de rosa, que hoje representam a prevenção e combate ao câncer de mama.Atualmente, durante todo o mês de outubro, diversas organizações que combatem a doença fazem mutirões de exames e palestras sobre o câncer de mama para divulgar o perigo e como se prevenir dessa doença. Grande parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres durante o autoexame. Por isso é necessário estar atenta aos sinais que o corpo nos dá. Mas lembre-se: o autoexame não substitui a mamografia.Veja como fazer o auto exame
Sinais e sintomas Nódulo (caroço) endurecido e normalmente indolorAlteração no bico do peitoPequenos nódulos nas regiões do pescoço e/ou axilaPele dos seios avermelhada, retraída ou parecido com uma casca de laranjaSaída espontânea de líquido de um dos mamilosPrevençãoPraticar atividades físicasEvitar consumo de álcoolBoa alimentação: consumir alimentos saudáveis e evitar carne vermelha e ultra processadosAmamentaçãoMulheres acima dos 40 anos precisam fazer exame clínico das mamas anualmenteOs tratamentos para quem foi diagnosticado com câncer de mama podem variar entre cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou terapia biológica, dependendo da fase e grau da doença.
Fique Atento!1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama. Esse tipo de câncer superou o câncer de pulmão em números de casos do mundo, sendo as mulheres as mais afetadas e, apenas 1% dos casos de câncer de mama são detectados em homens. Mas se descoberto precocemente, suas chances de cura podem ser de até 95%.Em abril e 2020 foi publicada a Lei dos 30 dias (Lei n.º 13.896/2019) que determina que, caso haja um paciente com suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser feitos em até 30 dias.Conheça outros direitos dos pacientes com câncer.
Conheça o ProteaO Instituto Protea é uma ong sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil, fundada em 2018. A ONG custeia cirurgias, exames, consultas, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. Em 6 anos desde sua fundação, o Protea já beneficiou 4.080 mulheres com mais de 36.000 exames e consultas, além de cirurgias e mais de 83.000 sessões de quimioterapias e radioterapia. Já são mais de 1.900 brasileiras com o tratamento completo contra o câncer de mama. Desde 2018, o Instituto tem parceria com o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera – SP. E desde 2023, o Protea atua também em Salvador-BA, em parceria com o hospital filantrópico Aristides Maltez.A Kallan Calçados também apoia a prevenção e combate ao câncer de mama e as compras realizadas no período da Quinzena da Mulher terão parte do seu valor* revertido para o Instituto Protea.*Válido para as compras realizadas entre os dias 15/10/2024 a 31/10/2024.